Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite pessoal,
    Tenho uma pergunta pros mestres do OSPF....vejam:

- Se eu tenho tres roteadores R1 - R2 - R3, considerando que R1 é o backbone onde esta o serviço de DNS, qual seria a forma certa de configurar R2 e R3 em relação a esse serviço??
    1 - deveria eu configurar o serviço de DNS no R2 e R3 apontando a porta de saida do OSPF do R1, ou;
    2 - Deveria eu configurar o OSPF no R2 e R2 publicando a rede /24 de cada roteador de forma que a rede chegue no R1 e lá resolva o DNS?

Obs. 1 : Atualmente tenho o serviço configurado como citei no (1). mas as vezes tenho problema com smartphone que se não colocar o DNS do google não resolve nome enquanto que no pc vai de boa, alguém ai ja passou por essa "macumba" kkkkk???

2. Use o serviço de DNS apenas no seu backbone (R1), desmarque o checkbox "Allow remote requests" do R2 e R3, setando apenas o ip do R1 como servidor MASTER, nos clientes sete apenas o ip do DNS que está rodando no backbone. Como você já tem OSPF, não tem necessidade de ter mais de uma instância do serviço rodando, pois toda a sua rede se "Conheçe" ou pelomenos deveria... Também facilita no debug em um eventual problema, pois só pode estar em um local o erro.

3. Agradeço,
    Vou testar e ver..
    Obrigado.

4. Qualquer dúvida só postar, clica na estrelinha se ajudei.

5. Dúvida, como é acesso do a sua rede pelos clientes, pppoe, hotspot, ipxmac, etc?

[1] Basta configurar, o redistribute static para as type 1
    ou
    [2] ospf network colocar a rede do seu dns, e depois em interfaces setar como passive.

Tanto [1] ou [2] resolverão o seu problema quanto o acesso ao seu DNS que esta em R1 pelos demais ativos da rede.

Agora para seus clientes acessarem, precisamos saber como é feito o acesso do seu cliente final

Tópicos Similares

1. erro de dns no squid
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 27-06-2003, 08:54
  2. DNS no redfhat8
    Respostas: 3
    Último Post: 02-06-2003, 20:35
  3. DNS no Freebsd
    Respostas: 0
    Último Post: 11-04-2003, 09:50
  4. DNS no RED HAT 7.2 / 7.3
    Por thiagog no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 28-10-2002, 09:26
  5. DUVIDA, SOBRE DYNAMIC DNS NO APACHE ???
    Por _Luigi_ no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 13-10-2002, 08:07

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L