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  1. Boa noite,
    Tempos atrás comprei este controlador:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ctedFromParent
    Esta semana ganhei algumas fontes industriais de 12V e 10Amp. Fui ajustar a tensão e fiquei surpreso, medi a saída e chegou ao limite de 14,96v.
    Pesquisando encontrei este anuncio:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...40480w-20a-_JM
    Eu achei estas informações técnicas bem interessantes.
    Clique na imagem para uma versão maior

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    Ali fala da equalização que o rubem sempre comenta e ainda uma coisa nova, o boost. Mas agora a minha dúvida é a seguinte, Será que o meu controlador possui tais recursos? E caso tenha em quanto tenho que ajustar a tensão? 14,6v ?
    Boa noite.
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  2. Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    alguem acredita que este carregador é mesmo PWM ?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ntem-3500w-_JM
    Só agora que ví esse post.
    Bom, essa fonte com certeza é PWM, o jeito simples de fazer fonte chaveada é com PWM, aplicar o PWM meio sujo na bateria e então ler a tensão é tão simples quanto filtrar a tensão na saída de uma fonte ATX comum e depois ler ela (Num comparador), ou seja, SE houvesse demanda poderiamos ter carregador 13,5V 10A por R$ 25, já que esse é o preço de uma fonte ATX 200W (Que na prática aguenta uns 160W).

    OU a fonte é chaveada e usa PWM, OU é fonte com trafo e tem rendimento ridículo tipo 70% (Joga 1/3 da luz gasta no lixo)
    (A vantagem de trafo é ser mais robusto. Fonte chaveada é um pouco mais frágil dependendo do uso, mas estamos falando de produto barato! Uma boa fonte pode ser muito robusta, mas um trafo mais caro também pode ter rendimento um pouco melhor)


    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Boa noite,
    Tempos atrás comprei este controlador:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ctedFromParent
    Esta semana ganhei algumas fontes industriais de 12V e 10Amp. Fui ajustar a tensão e fiquei surpreso, medi a saída e chegou ao limite de 14,96v.
    Pesquisando encontrei este anuncio:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...40480w-20a-_JM
    Eu achei estas informações técnicas bem interessantes.
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    Ali fala da equalização que o rubem sempre comenta e ainda uma coisa nova, o boost. Mas agora a minha dúvida é a seguinte, Será que o meu controlador possui tais recursos? E caso tenha em quanto tenho que ajustar a tensão? 14,6v ?
    Boa noite.
    Esse tipo de controlador de carga do link de R$ 75 é dos MPPT mais simples, não tem equalização nem nada especial. A vantagem é ser MPPT, ou seja, é um conversor dc-dc de alta eficiência (95% ou mais) que converte de digamos 17V do painel pra 14,4V na bateria, é um processo uns 20 a 30% mais eficiente que PWM. MPPT simples é barato:
    http://www.ebay.com/itm/10A-30A-MPPT...-/251882789781
    É literalmente um conversor DC-DC com alguns amplificadores operacionais pra ler tensão e um ou 2 mosfets pra controlar a saída.

    Tem 2 controladores nos links, o primeiro é o de melhor rendimento (Portanto desperdiça menos energia), mas o 2º tem a feature de equalização (Porém usa PWM, que é de rendimento pior). Complicado decidir, não vou palpitar muito, mas se a conta de luz pesa então o de melhor rendimento é mais atraente.

    Tem controlador MPPT com equalização e cia, mas... no Ebay acho que o preço está nuns US$ 100, no brasil deve ter só nuns R$ 400 pra cima.
    Uma feature que faz e equalização perder um pouco da importancia é a compensação de temperatura! No controlador de R$ 75 tem compensação que reduz a tensão em 30mV ou 60mV a cada °C a mais na temperatura ambiente (Esses 14,4V são pra 25°C provavelmente, o circuito deve medir uns 30°C em uso), colocar o controlador em cima da bateria ajuda nessa hora, ele vai mandar tensão conforme a temperatura e isso diminui muito a necessidade de equalização.

    Não que deixe de ser importante, carregador MPPT caro (US$ 250, ou R$ 1000 pra cima) sempre tem isso, mas eles tem porque PODEM, não tem um jeito tão simples de mudar a tensão de um MPPT pra fazer um overvoltage de 16V por 10 minutos no fim de cada carga, com PWM isso é 20x mais fácil (E não se enganem com a compensação de temperatura, é só um diodo, diodo altera resistencia conforme temperatura, ele está num amplificador operacional que atua como comparador de tensão, se a temperatura aumenta o comparador é enganado pelo diodo e ele entende que a tensão aumentou, por isso ele reduz a tensão de saída, não é um circuito tão inteligente, é na verdade bem burro (Genio é quem fez, mas o circuito é simples).

    Enfim... sendo MPPT com compensação por temperatura dá pra deixar equalização de lado.

    Se usar em painel solar, eu optaria pelo PWM com equalização. Mas se for usar em fonte chaveada (Industrial) eu iria de MPPT.

    Só que... esse seu MPPT opera bem com entrada de uns 14,5V? Digo isso porque tem PWM com dropout (Diferença de tensão entre entrada e saída) de 0,5 a 2V, e MPPT por ser um conversor DC-DC geralmente tem diferença de 0,2 a 3V! Nesse seu, se for igual os que tem no Ebay, o voltage drop de carga é de 250mV (0,25V) e a queda no mosfet de saída é de 50mV (0,05V). Ou seja, pra flutuação de saída ficar em 14,4V você precisa entrada (Na entrada do controlador) de 14,65V (14,4 + 0,25V). Mas quem define a tensão é a temperatura, pode ajustar a fonte industrial pra uns 14,7V que deve ficar bem.

    Então quem for comprar controlador pra esse uso (Com fonte chaveada) veja essa queda de tensão, TEM controlador barato com queda de apenas 0,25V! Mas tem no mercado controladores velhos com queda de uns 2 ou 3V, esses exigiriam fonte de uns 16V!

    Eu particularmente não tinha encontrado fonte industrial que chegasse tão perto de 15V, acho que ví no máximo 14,2 ou 14,3V, por isso sempre recomendei arranjar fonte chaveada de 15V, se a sua chega nisso tá ótimo.
    (Mas meça com carga. Medir em aberto engana, em aberto já medi 30V em fonte 24V, mas com consumo de 0,2A a tensão era lida corretamente (Sem spikes) em 26,5V, fonte chaveada é uma desgraça com ripple e spikes, eles enganam multimetros comuns)



  3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só agora que ví esse post.
    Bom, essa fonte com certeza é PWM, o jeito simples de fazer fonte chaveada é com PWM, aplicar o PWM meio sujo na bateria e então ler a tensão é tão simples quanto filtrar a tensão na saída de uma fonte ATX comum e depois ler ela (Num comparador), ou seja, SE houvesse demanda poderiamos ter carregador 13,5V 10A por R$ 25, já que esse é o preço de uma fonte ATX 200W (Que na prática aguenta uns 160W).

    OU a fonte é chaveada e usa PWM, OU é fonte com trafo e tem rendimento ridículo tipo 70% (Joga 1/3 da luz gasta no lixo)
    (A vantagem de trafo é ser mais robusto. Fonte chaveada é um pouco mais frágil dependendo do uso, mas estamos falando de produto barato! Uma boa fonte pode ser muito robusta, mas um trafo mais caro também pode ter rendimento um pouco melhor)




    Esse tipo de controlador de carga do link de R$ 75 é dos MPPT mais simples, não tem equalização nem nada especial. A vantagem é ser MPPT, ou seja, é um conversor dc-dc de alta eficiência (95% ou mais) que converte de digamos 17V do painel pra 14,4V na bateria, é um processo uns 20 a 30% mais eficiente que PWM. MPPT simples é barato:
    http://www.ebay.com/itm/10A-30A-MPPT...-/251882789781
    É literalmente um conversor DC-DC com alguns amplificadores operacionais pra ler tensão e um ou 2 mosfets pra controlar a saída.

    Tem 2 controladores nos links, o primeiro é o de melhor rendimento (Portanto desperdiça menos energia), mas o 2º tem a feature de equalização (Porém usa PWM, que é de rendimento pior). Complicado decidir, não vou palpitar muito, mas se a conta de luz pesa então o de melhor rendimento é mais atraente.

    Tem controlador MPPT com equalização e cia, mas... no Ebay acho que o preço está nuns US$ 100, no brasil deve ter só nuns R$ 400 pra cima.
    Uma feature que faz e equalização perder um pouco da importancia é a compensação de temperatura! No controlador de R$ 75 tem compensação que reduz a tensão em 30mV ou 60mV a cada °C a mais na temperatura ambiente (Esses 14,4V são pra 25°C provavelmente, o circuito deve medir uns 30°C em uso), colocar o controlador em cima da bateria ajuda nessa hora, ele vai mandar tensão conforme a temperatura e isso diminui muito a necessidade de equalização.

    Não que deixe de ser importante, carregador MPPT caro (US$ 250, ou R$ 1000 pra cima) sempre tem isso, mas eles tem porque PODEM, não tem um jeito tão simples de mudar a tensão de um MPPT pra fazer um overvoltage de 16V por 10 minutos no fim de cada carga, com PWM isso é 20x mais fácil (E não se enganem com a compensação de temperatura, é só um diodo, diodo altera resistencia conforme temperatura, ele está num amplificador operacional que atua como comparador de tensão, se a temperatura aumenta o comparador é enganado pelo diodo e ele entende que a tensão aumentou, por isso ele reduz a tensão de saída, não é um circuito tão inteligente, é na verdade bem burro (Genio é quem fez, mas o circuito é simples).

    Enfim... sendo MPPT com compensação por temperatura dá pra deixar equalização de lado.

    Se usar em painel solar, eu optaria pelo PWM com equalização. Mas se for usar em fonte chaveada (Industrial) eu iria de MPPT.

    Só que... esse seu MPPT opera bem com entrada de uns 14,5V? Digo isso porque tem PWM com dropout (Diferença de tensão entre entrada e saída) de 0,5 a 2V, e MPPT por ser um conversor DC-DC geralmente tem diferença de 0,2 a 3V! Nesse seu, se for igual os que tem no Ebay, o voltage drop de carga é de 250mV (0,25V) e a queda no mosfet de saída é de 50mV (0,05V). Ou seja, pra flutuação de saída ficar em 14,4V você precisa entrada (Na entrada do controlador) de 14,65V (14,4 + 0,25V). Mas quem define a tensão é a temperatura, pode ajustar a fonte industrial pra uns 14,7V que deve ficar bem.

    Então quem for comprar controlador pra esse uso (Com fonte chaveada) veja essa queda de tensão, TEM controlador barato com queda de apenas 0,25V! Mas tem no mercado controladores velhos com queda de uns 2 ou 3V, esses exigiriam fonte de uns 16V!

    Eu particularmente não tinha encontrado fonte industrial que chegasse tão perto de 15V, acho que ví no máximo 14,2 ou 14,3V, por isso sempre recomendei arranjar fonte chaveada de 15V, se a sua chega nisso tá ótimo.
    (Mas meça com carga. Medir em aberto engana, em aberto já medi 30V em fonte 24V, mas com consumo de 0,2A a tensão era lida corretamente (Sem spikes) em 26,5V, fonte chaveada é uma desgraça com ripple e spikes, eles enganam multimetros comuns)
    Rubem, fiz alguns testes aqui. Apenas uma das fontes alcança 14,72v. Testei com uma fita led consumindo 5A e a tensão caiu para 14,71v. Curiosamente este modelo de fonte possui tensão mínima de 12,42v. As demais possuem um range de 9,2v~13,6v. Fiquei perplexo com as variações. Eu tenho um wattimetro e pude ver medições que vão de 0,4w - 4w, apenas pelo simples fato de a fonte estar ligada na tomada. Como eu ganhei as fontes, não pude verificar se alguma alteração foi realizada, tão pouco tenho conhecimentos para investigar. Enfim...

    Eu pude atestar um comportamento que julguei muito estranho. As fontes possuem 2 saídas de 12V, em uma saída liguei o controlador de carga e na outra liguei a fita de led, a minha ideia era estressar a fonte e verificar o seu comportamento. Se a mesma conseguiria manter a tensão de saída mesmo sendo bem exigida (picos de até 8A). Ao retirar o plugue da rede AC, os equipamentos ligados ao controlar passaram a ser alimentados pela bateria (função no break O.K.) Entretanto a fita de led continuou ligada. Lembrando que a mesma deveria desligar, pois estava ligada diretamente na fonte, cujo plugue de energia já estava desligado. Fiz a medição e constatei que a energia estava fluindo da bateria para a fonte industrial. Pode isso Arnaldo?
    Tirei a fita de led e repeti o teste. Em um primeiro momento a energia não fluiu da bateria > controlador > fonte. Mas depois de algumas simulações de falta de energia o fenômeno voltou a acontecer. A energia fluiu entre bateria > controlador > fonte. Conseguindo acender o led que indica fonte ligada. E ao medir, ambas as saídas das fontes estavam sendo alimentadas. E isso pode ser um problemão, pois dependendo da fonte a mesma pode consumir preciosos 4W.
    Isto pode acontecer ou é falha grave de projeto?

    Quando ajustei a fonte para 14,6V o controlador ficou doido e não carregava a bateria. O led correspondente a bateria ficava piscando e constatei que não passava tensão. Tive que baixar para 13,8v desligar e ligar para que o mesmo voltasse a operar. Como as outras fontes não tive tal problema. Pois, mesmo no ajuste máximo elas nem chegam em 13,8v.

    Uma outra dúvida. Na ligação Fonte > Controlador > bateria > régua poe. Quando retiro a bateria os nanostation ligados começam a emitir um ruído. Igual ao de uma fonte quando muito exigida. Se eu colocar a régua direto na bateria, direito na fonte ou se ligar todo o conjunto o ruído some. Ou seja, só aparece o ruído se ligado ao controlador de carga sem que o mesmo esteja ligado a uma bateria. Qual seria a explicação? Este barulho não é normal certo? É prejudicial ao equipamento?

    Rubem muito obrigado por suas respostas completas. Infelizmente, quando mais eu leio, mais dúvidas aparecem.
    Uma boa noite para todos.

    Edit:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ctedFromParent
    Olhando melhor o anúncio de compra eu notei:
    - Voltagem de saída : 12V/24V


    - Corrente máxima: 12A


    - Corte de carga total: 13.7V/27.4V

    - Corte de carga baixa: 10.5V/21V

    - Dimensões: 11,6 x 10,6 x 5,5 cm

    Será este o motivo para o controlador ficar doido quando ajustado acima de 13,8v?

  4. Calma, sem pressa, trabalho com eletronica desde 1997 e você fixa as informações aos poucos.

    Sobre essas fontes industriais serem despadronizadas, dá pra esperar, tem de varios preços, de US$ 8 no Ebay até R$ 250 no brasil, elas tem que ter muita diferença no projeto e na qualidade dos componentes pra gerar toda essa diferença de preço. Elas são focadas em 12V então os detalhes (Range de tensão, ripple sob alto consumo, potencia máxima) ficam em 2º plano.

    Só pra confirmar, estamos falando de fontes industriais desse tipo, certo?
    Anexo 58342
    Pergunto porque você falou que ligou "bateria e leds" na fonte, e a energia da bateria acendeu os leds. Bom, isso é o esperado mesmo. As 2 saidas das fontes comuns não são 2 rails (2 chaveamentos a parte), só só 2 bornes da mesma linha de tensão, é mais barato fazer isso do que usar borne pra fio mais grosso tipo de 4mm. Os controladores solares baratos tem um circuito simples no controle de carga, um mosfet apenas, é normal ter fuga de tensão do source pro gate, varios controladores baratos deixam "tensão voltar", eles são feitos pra paineis fotovoltaicos, e todos os paineis decentes tem diodos na saída (E isso sim é efetivo no bloqueio de retorno).
    Se olhar a ficha de mais controladores de carga verá o anuncio gritante em negrito "Não permite que a energia volte para os paineis", não é algo tão importante em paineis porque estes tem diodos, mas nesse uso com fonte pode ser.

    Quando você usa um controlador PWM comum e aplica tensão inferior a flutuação (Ele tenta fazer flutuação em 13,7V ("Corte de carga total") mas você injeta tensão tipo 13,5V) o controlador barato simplesmente para de carregar, só atuará hora que a tensão na bateria ficar abaixo de digamos 13,4V (A tensão da fonte menos alguma queda (drop) no controlador). Seu controlador é MPPT, é um conversor dc-dc, então realmente ele precisa tensão bem maior na entrada (Com relação a saída) pra funcionar direito, ele precisa mesmo ficar meio biruta quando tem tensão baixa.

    Olha o drop-out de um controlador DC-DC comum:
    http://www.ebay.com/itm/1-25V-36V-5A...-/191376540796
    Com entrada de 38V, a saída máxima é de 36V, isso é um drop-out de 2V. E isso é normal em conversor dc-dc.
    Olha a ficha de um controaldor de carga caro:
    http://www.ebay.com/itm/LCD-10-20-30...-/171643816033
    Láááá no final, o "Maximum open circuit voltage on panel", está em 18 - 24V. Ou seja, esse controlador precisa entrada de 18 a 24V para operar como conversor dc-dc pra carregar bateria 12V.

    Esse é um pouco melhor nessa parte:
    http://www.ebay.com/itm/20A-12V-24-M...-/260967686619
    Max open circuit voltage of solar panel: 15-24V
    Ou seja, esse funciona já com 15V. Provavelmente ele precisa 15V quando a temperatura é baixa e ele pode fazer a flutuação a 14,5V, no brasil ele deve operar com flutuação a 13,2V, então ele deve operar com 0,5V a mais de entrada talvez, ou seja, 13,7V. Mas garantido mesmo é com entrada de tensão maior.

    Essa info de tensão mínima os controladores nunca dão, talvez porque dependa da tensão de flutuação (Pra temperatura) e da corrente circulando (Corrente baixa tem dropout menor), mas eu não trabalharia com menos de 0,5V de diferença saída>entrada.

    Fonte industrial 12V nunca usei pra isso, porque as minhas nunca passaram de uns 13,2 ou 13,3V, usei muito em 24V, porque as fontes 24V que tenho (50 e 100W) vão até uns 26,7 ou 26,8V, com controlador PWM elas fazem flutuação acima de 13,2V por bateria, tá ótimo.
    Em sistema 12V uso fonte de 15V ou mais, fonte industrial de 15V nunca consegui (Barata o suficiente), hoje mesmo uso fonte universal de notebook (Ajustada pra 16V), mas tem diodo entre fonte e controlador porque tem painel em paralelo. Sem diodo já usei fonte de note em 15V sem problemas, mas como diodo tem 0,7V de queda eu preferi subir 1V, essas fontes universais são boas pra isso (E o rendimento não é tão ruim, desde que não compre lixos tipo Knup ou marcas mais desconhecidas), a capacidade de corrente não é alta mas convenhamos que quem precisa mais que uns 3A não pode querer gastar só R$ 50 de uma fonte barata, tem que partir pras industriais 15V mesmo.


    Quanto a esse ruído no controlador de carga sem bateria, a bateria opera como capacitor filtrando muito ruído, controlador PWM barato gera variação na tensão (Spikes) que viram ripple no VRM dos aparelhos. OU você enche de capacitores e filtros LC pra filtrar isso, ou usa a bateria como capacitor pra filtrar isso.
    Em controlador comum/barato ainda passa muita variação pela bateria, a bateria tem uma absorção meio lenta, seria bom colocar um filtro LC na saída do controlador de carga antes de chegar nos aparelhos.

    (E não ache que isso é só com controlador solar, a maioria dos carregadores de bateria jogar muito ruído nas baterias, carregador com trafo joga um forte ronco de 60Hz, fonte chaveada joga algo na faixa da frequencia de chaveamento delas, tipo 20 a 40KHz)

    O controlador de carga só faz uma coisa: Impede que a tensão da bateria passe de digamos 13,7V, e que abaixe de 10,5V. Ele não filtra nada, não é um equipto inteligente, é só um controlador de carga, ele precisa tensão mínima de entrada pra operar direito e essa informação não é fácil estimar (Nos controladores bons tipo Xantrex ou MorningStar há padronização total na fabricação então isso é fácil ter na ficha), pelos mesmos motivos que suas fontes chaveadas tem cada uma um range de tensão: Variação na fabricação.

    O foco de controlador é operar com tensão de painel solar, que vai de uns 15 ou 16V até uns 21 ou 23V, alguns controladores aceitam tensão menor (14 ou 15V) e alguns aceitam tensões maiores (30V, ou 55V nuns casos!), mas eles não são feitos pra essa gambiarra que a gente faz com fonte chaveada, pra mim que só dá pra fazer algo durável com fonte 15 ou 16V.

    (Sobre testar consumo com led, led deixa muito circuito biruta, é melhor usar carga resistiva. Tem pisca-pisca que hora que você coloca led em paralelo a lampada incandescente o circuito fica biruta, seja carro ou moto. Experimente tocar um lado de um led na bateria e o outro polo você toca atraves do seu corpo, é fácil fazer led acender pela corrente que circula pelo seu corpo, led geleado emita algum brilho mesmo com baixissima corrente circulando, essa baixa corrente engana uns circuitos meio sensíveis tipo mosfets e amplificadores operacionais que são feitos pra operar com carga resistiva de corrente alta tipo 10A)

    Sobre modificar fonte 12V pra aumentar a tensão, geralmente é só alterar resistor que vai pro comparador de tensão, dá pra colocar trimpot multivoltas pra fazer ajuste fino. MAS... fonte barata já é construído economizando ao máximo, já é feita na base da gambiarra pra operar acima do que devia, nem sempre uma fonte ATX comum alterada pra operar em 15V dura muito, só se for consumo baixo tipo 5 ou 8A (Só que em carga de bateria não tem isso, se a tensão na bateria está baixa o controlador de carga deixa circular toda a corrente que conseguir, a bateria absorve o que conseguir, é melhor usar fonte de tensão bem maior (Pra que a corrente seja menor) tipo 18V e deixar que o controlador PWM ou MPPT controle a tensão na bateria, ainda não haverá controle de corrente mas no ato de passar de digamos 18 pra 13,5V seja PWM ou MPPT limita bastante a corrente circulando, dificulta a queima da fonte por excesso de consumo.

    (Comparado a ligar uma fonte ATX modificada pra 13,8V direto numa bateria, vai aquecer pacas, dependendo da resistencia interna da bateria vai queimar em alguns minutos)



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