+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Comunidade,Boa noite.
    Vocês poderiam me informar se a Antena Omni Aquário 2.4ghz 12dbi Internet Wireless Mm-2412,

    Funcionaria no Router pico station m2 hp 1000 mW.

  2. #2

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Funciona.
    Vai precisar de um pigtail, de RP-SMA pra N-femea, do comprimento que desejar entre Picostation e antena (40cm, 1m, 2m).

    Mas bom não fica, omni usada com potencia alta (Mais de 20dBm) atrapalha a vizinhança, só serve pra conexãozinha de 20 ou 30Kbps pro WhatsApp, o CCQ fica quase sempre baixo.

    Se o Picostation está com problema de potencia baixa no hardware (Por defeito), uma antena de alto ganho não ajuda.

    Se omni de alto ganho ultrapassasse paredes e obstáculos, ia existir no mercado um monte de provedor usando antena de 30dBi, seria muito fácil ter provedor se omni de alto ganho ultrapassasse qualquer obstaculo sem perder qualidade.



  3. #3

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Tenho tido bons resultados com painel setorial. Segue link da experiência:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=175929

  4. #4

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Ola,Rubem.....instalei ontem a antena aquario com as mesmas caracteristicas de configuração que vc havia informado quando ainda estava c/ a de 6 dbi,mas não ta surtindo efeito aonde pegava 3 pontos e dava pra baixar até video não da sinal,acima do meu apartamento no ultimo andar chegava estourado....mal pega 1 ponto de sinal,o que sera esta acontecendo....descartada a hipotese de que o router esteja c/ defeito....tem um porem ele estava instalado no lado de fora.....tive q colocar pra dentro por ordem do sindinco......mas me lembro antes de colocar pro lado de fora funcionava praticamente normal pelo lado de dentro.....depois como ja disse o coloquei pro lado de fora.....mas infelizmente tive q reverter a situação.......se puderes me ajudar...no meu modo de pensar acredito q tenha que mudar a configuração....não sei vou deixar nas mãos de ti....um especialista c/ vasta experiencia....GRATO DESDE JÀ.



  5. #5

    Padrão

    Testa o seguinte, no setup do Picostation, na aba Wireless:

    Wireless Mode: Acess Point
    SSID: Qualquer coisa
    Country Code: Brazil
    IEE 802.11 mode: B/G/N mixed
    Channel width: 20MHz
    Channel Shifting: Disabled
    Frequency, MHz: 2412
    Frequency list, MHz: Desmarcada
    Auto adjust to EIRP limit: Desmarcada
    Antenna Gain: 6dBi Cable loss: 0dBm
    Output Power: 24dBm
    Max TX Rate, Mbps: MCS4 - 39Mbps Caixa "automatic" DESMARCADA



    E lembra que antena omni manda sinal pros lado, não pra cima. Qualquer inclinada uns 10° pro lado faz a antena emitir mais pra cima (Ela continua emitindo pros lados, mas inclinando ela o lado dela é o teto e o piso). Wifi reflete em quase tudo, conforme o que tem ao redor o sinal pode refletir e ir pra lados incomuns.
    Dá uma olhada nesse calculador de propagação:



    O sinal não cobre todo o apartamento, na esquerda tem uns pontos onde o sinal é zero!
    Conforme você movimenta a antena pelo ambiente interno a irradiação cobre algumas partes e deixa outras sem sinal, algo assim:
    https://jasmcole.files.wordpress.com...08/damping.gif
    (É um gif animado, espere ele carregar, é grande)

    Ambiente indoor tem esse problema, dá trabalho posicionar, não tem como calcular nada sem ter um mapa preciso do ambiente, com espessuras de paredes e tal então o jeito mais simples é fixar a configuração (Nada automatico) e posicionar do melhor modo.

    Mas... antena omni não manda sinal de qualidade pra cima ou pra baixo, se colocar uma antena de ganho MENOR, tipo 3dBi, você tem um angulo de emissão maior, mesmo que o sinal fique 3dBm mais baixo ele vai mais pra cima/baixo que com antena de 6dBi

    E pra esse uso uma antena de 12dBi seria a pior coisa do mundo, elas emitem ainda menos pra baixo/cima, a emissão pros lados conforme o ganho é mais ou menos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vert.omni.gif
Visualizações:	338
Tamanho: 	80,2 KB
ID:      	59030
    Isso é uma visão lateral da emissão, quem teria mais chances de mandar sinal pra cima é uma antena de menor ganho.
    Mas... não necessariamente precisa comprar outra antena, não vale a pena tentar furar concreto com antena de maior ganho, melhor colocar antena setorial virada pra cima (Mas aí precisaria mais de um roteador, com setoriais tipo isso: http://www.kabum.com.br/produto/4896...bi-tl-ant2406a , uma apontada 45° pra cima (Pros 2 andares de cima), outro roteador com uma dessa 45° pra baixo (Pros 2 andares de baixo), e outro apontado pro lado oposto do prédio pra antender o mesmo andar. Ainda assim é provavel que não preste muito, wifi e concreto não casam, sempre terá uns pontos cegos onde não vai ter sinal (Testa esse app pra Android no link do Youtube, talvez consiga uma simulação boa criando a planta do seu prédio), não tem nenhuma receita mágica pra resolver cima/baixo/esquerda/direita usando apenas 1 antena omni, a regra é funcionar no andar de cima e olhe lá, e não funcionar exatamente acima da omni (Se ela estiver em pé, na vertical).

  6. #6

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Ola,Rubem.
    Adquiri uma aquario omni Mm2412 12dbi,com muito custo consegui que o sindico deixasse colocar pelo lado de fora....acima da janela do apto...por sinal ótimo lugar sendo que moro no térreo,no momento to usando a de 6dbi,não a instalei ainda,pois precisava
    da opinião daquele que sempre esta com as mãos estendida para ajudar os Amigos da Comunidade...Tu.....
    Ai lhe pergunto,valera apena....ta tudo pronto só instala,portanto um porem....qual configuração usar pra ela com o pico station,afinal de contas,vc me mandou uma gama de informações na ultima vez,que um amigo da vivo viu e ficou abestalhado com o seu conhecimento,mostrei a ele as respostas dos seus tópicos....(todos)...ele desacreditoukkkkk.....mas lhe pedindo mais essa informação sera que vira....tem uma configuração especifica pra usar esta antena...caso vc ache q vala a pena por favor me passe as informações que devo seguir.....mais uma vez Muitissimo OBRIGADO.......DEUS te ILUMINE cada vez mais....ATÈ



  7. #7

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Não dá pra prever se terá sinal ou não, só dá pra dizer que a antena MENOS indicada pra enviar sinal pra cima é omni de 12 ou 15dBi (Porque elas tem uma emissão toda lateral).

    Toda antena emite pra todo lado, mas com ganho baixo. A omni 12dBi emite com 12dBi pros lados (E num angulo bem pequeno), e pra cima emite com algo tipo -5dBi. Se a potencia do radio Picostation estiver digamos em 20dBm, esse kit vai transmitir em 32dBm EIRP (20 + 12 = 32) pros lados, mas só com 15dBm EIRP pra cima (20 + -5 = 15). 15dBm é potencia suficiente pra algumas paredes comuns, e pra uma boa distancia, mas não tem como prever alcance sem saber o tipo exato de parede, laje e viga que irá atravessar.

    O que dá pra dizer é que seu kit é a pior opção pra esse uso, omni é pra mandar pro lados, se você precisa sinal pros lados e pra cima geralmente é melhor colocar antena setoria, que tenha uns 120° na vertical, e colocar ela de lado.


    Sobre atravessar parede, parede estrutural em prédio tem tijolo de lado, são 20cm, tijolo mais cheio tipo os de 6 furos redondos, eles tem bem mais barro que tijolo de 8 furos quadrados, um tipo de parece atenua 8dBm o sinal, outro tipo atenua 20dBm.

    Laje e viga tem espessuras variadas, e as vezes se usam mais pedras ou mais ferro no meio, a atenuação delas também vai variar conforme o tipo, digamos 10 a 30dBm de atenuação!

    Com o Picostation configurado pra potencia de 24dBm, com antena de 12dBi, tem 36dBm EIRP, se colocar a antena deitada em digamos 45° pra mandar sinal pra cima, terá o seguinte:

    36dBm EIRP de saída, menos 60dBm de atenuação da distancia total entre antena e notebook de 10m, menos 15dBm de atenuação na primeira parede de fora do prédio, menos 20dBm de atenuação da laje entre os andares, menos 10dBm de atenuação pela mesa onde o notebook está em cima (Calculando o sinal da omni de baixo pra cima).
    Isso dá 36 menos um monte de coisas. Ficaria:
    36 - 60 - 15 - 20 - 10 = -69dBm de sinal no ar.
    Se a antena do notebook tem ganho de 3dBi você soma isso (Não reduz, ganho se soma, perda se subtrai), e -69 + 3 = -66dBm. Isso é sinal mais que suficiente pra ter estabilidade.

    Mas... se deixar a omni em pé, ela não vai mandar pra cima esses 36dBm EIRP, mas sim uns 15-20dBm EIRP. Se pegar 15 teriamos
    15 - 60 - 15 - 20 - 10 = -90dBm, com ganho de 3dBi no note teria -87dBm de sinal, que é mais que INÚTIL pra conexão.

    Sobre a configuração pra ter alcance otimizado, se conectar apenas notebooks que suporta 802.11n:
    Wireless Mode: Acess Point
    SSID: Qualquer coisa
    Country Code: Brazil
    IEE 802.11 mode: B/G/N mixed
    Channel width: 20MHz
    Channel Shifting: Disabled
    Frequency, MHz: 2412
    Frequency list, MHz: Desmarcada
    Auto adjust to EIRP limit: Desmarcada
    Antenna Gain: 12dBi Cable loss: 0dBm
    Output Power: 24dBm
    Max TX Rate, Mbps: MCS4 - 39Mbps Caixa "automatic" DESMARCADA

    Já se tiver smnartphones que em geral ainda aceitam apenas 802.11g, terá que usar:

    Wireless Mode: Acess Point
    SSID: Qualquer coisa
    Country Code: Brazil
    IEE 802.11 mode: B/G/N mixed
    Channel width: 20MHz
    Channel Shifting: Disabled
    Frequency, MHz: 2412
    Frequency list, MHz: Desmarcada
    Auto adjust to EIRP limit: Desmarcada
    Antenna Gain: 12dBi Cable loss: 0dBm
    Output Power: 24dBm
    Max TX Rate, Mbps: 24M Caixa "automatic" DESMARCADA
    Essas são as opções que recomendo pra maximizar alcance.

    Mas lembra o seguinte: Esse par pode transmitir com 36dBm EIRP pros lados, mas notebook tem potencia muito baixa.
    Notebook tem potencia tipo 15dBm, e antena de 3dBi, isso dá 19dBm EIRP. Se pegar o caminho inverso do sinal ele terá as MESMAS atenuações. No exemplo dado seria:
    19 - 60 - 15 - 20 - 10 = -86dBm
    Mas aí entra o ganho da antena omni de 12dBi, se é ganho você soma: -86 + 12 = -74dBm. Que é suficiente pra conexão.

    Mas... denovo um porém, a antena no notebook fica atras da tela e manda sinal pra frente, ela tem algum tipo 60°, se a omni está pra baixo ela terá pra aquele lado um ganho tipo -3dBi, aí você teria 15 - 3 = 12dBm EIRP, e o sinal recebido pelo Picostation seria 7dBm menor, -74 - 7 = -81dBm, é um sinal baixo pra ter qualidade. E isso é com a omni de lado. Se ela estiver em pé ela pra cima não terá 12dBi de ganho mas sim -3dBi. ou seja, seria 15dBm a menos de sina, -81 - 15 = -96dBm, sinal que nem conectaria.
    (E o sinal omni > note calculado no exemplo foi -87dBm, que pelo menos é suficiente pra ser escaneado)

    Como dá trabalho ficar calculando, o que se faz é pegar qualquer AP de potencia conhecida, e colocar no lugar pra ver sinal existente pra cada lado, e então escolher uma antena com ANGULO ideal pro uso (Omni é ideal pra mandar sinal pros lados, não pra cima).

    Você pode aplicar um diagrama de perdas tanto pros lados (Pra ver cobertura de uma casa), tipo isso:
    http://files.metageek.net/marketing/...04/image04.png
    Ou pode virar isso de lado e fazer de conta que as paredes são lajes entre andares, seria só colocar a omni de lado (Deitada), mas pode ver que ela mesmo de lado não passa muitas paredes (Sinal em vermelho é sinal baixo demais, inútil pra conexão estável) então passará ainda menos lajes (Que tem mais ferros e concreto).

    Pra fazer a conta exata precisa mapa preciso do prédio e tipo de parede, então mais fácil que comprar equipto pra testar é usar equipto comum como referencia, qualquer um tem um APzinho lixo de R$ 60, é só usar datarate fixo e potencia fixa que você consegue determinar quanto de sinal tem de um andar pro outro, se com AP de 20dBm EIRP (Qualquer AP barato geralmente tem isso como potencia maxima em 802.11b, com antena de 5dBi) o sinal no andar de cima chega baixo tipo -80dBm, ao colocar omni de 12dBi o sinal vai subir sí 7dBm, vai pra -73dBm, que é suficiente, mas estamos falando apenas no andar de cima! Software tipo o Netstumbler mostram o nível de sinal em numeros usáveis (Não em "pausinhos", informação que não serve pra nada no Windows).

  8. #8

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Ola,Desculpe minha evasividade e abusar de seus préstimos assim dizendo para comigo.
    Vc poderia me passar uma configuração p/ smartefones e notebook numa só....aqui tem tanto um como outro e na segunda configuração que é smartefones a Max TX Rate,Mbps 24M não tem.....desde já que as configurações que vc me passou foram excelentes a não ser a segunda opção do 24m que não testamos....ficamos perdidos.
    Fique tranquilo depois desta informação que vc passar......Não mais o Pertubarei.....Literalmente me expressando.
    A antena ta pegando por todos os lado e até em cima.....Fico Muito GRATO.



  9. #9

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    Smartphone decente tem suporte a 802.11n, que tem os datarates MCS0 a MCS7.

    Smartphone comum (Infelizmente 99% é) só suporta 802.11B e G. Os datarates de G não tem "MCS" no nome, são 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 54M.

    Notebook é um produto mais decente, todo notebook de 2011 pra cá suporta 801.11n (Por isso digo que smartphone é um produto lixo, tá cheio de NOVOS que ainda vivem em 2009 e só aceitam B/G).

    Sobre o datarate, talvez isso dependa da versão do AirOS instalado aí, sei que nuns a opção modo IEEE é idiotamente fixa em B/G/N Mixed, se a sua for alterável experimenta mudar pra only G (Ou somente G, se usar tradutor de página, péssima idéia que muita gente usa no Chrome). Com esse modo, na opção Max TX Rate deviam aparecer datarates de modo G (6M a 54M).

    Se não, o jeito é usar a caixa "Automatic" ao lado do Max TX Rate marcada, com ela o rádio vai ser burro de tentar usar sempre o maior datarate possível (65M), que é o que tem menor potencia e pior sensibilidade, mas... TESTA assim mesmo, se te servir tá ótimo. Quando o modo automatico funciona tudo é lindo, mas ele costuma dar muito menos alcance que modos manuais (Com datarates baixos).


    (Se não servir, bom, pra usar onde tem smartphones comuns não dá pra sonhar com equipto moderno, ter que usar 802.11g em pleno 2015 é muito ridículo, mas smartphones obrigam isso, provedor de internet via radio vende internet com CPE no cliente e um AP gerando rede wifi interna pra separar a rede interna da rede que entrega internet até a casa, eu faço isso até em casa, ao invez de perder desempenho com ridículos repetidores tenho nos fundos um roteador como cliente, e ligado nele um acess point gerando novo SSID. Questão de ver quanto estão dispostos a gastar pra ter internet, um roteador comum custa R$ 60-70, aqui internet porcaria que mal dá 1Mbps de dia passa dos R$ 100 POR MES, com um custo MENSAL desse o custo de 2 roteadores de R$ 60-70 não é nada, é só entender que esse tipo de equipto dura anos e anos (A maioria do que uso em casa é de 2007 a 2011) e dá uma qualidade de rede muito maior)

  10. #10

    Padrão Re: Antena Aquario funciona no pico station m2 hp 1000 mW

    No meu caso o pico caiu e quebrou a antena ! Vcs sabem onde eu posso comprar outra antena ? Ou se eu colocar uma aquário vai funcionar ?