Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Ola galera do Fórum.
    Venho pedir apoio para começar um provedor em uma comunidade rural da minha cidade, inicialmente terei que iniciar de forma irregular sem registro SCM, pois não possuo condições financeiras, ou melhor, não iria querer perder dinheiro fazendo investimentos altos podendo não dar certo.
    Minha atuação em principio era de apenas buscar junto com meus tios nos provedores locais alternativas para que eles mesmos montassem um POP na Área, mas apos varias tentativas frustadas, desde o ano passado tentando, resolvi tentar montar eu mesmo um mini provedor no local.

    Então vamos as detalhes técnicos:

    A localidade próxima que possuí provedor fica a 5,8 km de distancia. O provedor possui uma Antena omni que segundo o coordenador da empresa jogaria sem problemas o sinal ate essa comunidade.Pretendo contratar um link da empresa inicialmente e se der certo penso em expandir.

    Possuo uma barreira de aproximadamente 18 mts de altura que seria uma plantação de eucalipto.

    Consegui uma torre de graça que estava parada para instalar na comunidade. de mais ou menos 18 metros dependendo posso aumentar ela ou usar um cano galvonizado de 6mts acima dela.

    Possuo duas airgrid M2 de 20db.

    possuo um Kit provedor 1000w completo.

    Tentei inicialmente com uma torre improvisada de 17mt com a airgrid na ponta mas não peguei esse sinal.

    As Duvidas?

    Sera que da certo esse projeto. No caso de não conseguir esse sinal da omni iria providenciar a instalação dessa outra airgrid na sede para poder fazer um PTP.
    Alguém tem alguma objeção ou Dica que possa me dar?
    Esses aparelhos conseguem realmente atender minhas necessidades, Me recomendariam outro?

    Segue anexos para Auxilo:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptpt.JPG
Visualizações:	282
Tamanho: 	59,8 KB
ID:      	60104   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem.jpg
Visualizações:	300
Tamanho: 	133,4 KB
ID:      	60105  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp.JPG
Visualizações:	252
Tamanho: 	39,7 KB
ID:      	60106   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptppp.JPG
Visualizações:	245
Tamanho: 	53,2 KB
ID:      	60108  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         provedor - 2.jpg
Visualizações:	244
Tamanho: 	21,6 KB
ID:      	60141   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         provedor - 8.jpg
Visualizações:	264
Tamanho: 	26,9 KB
ID:      	60142  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         provedor - 15.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	60143  
    Última edição por Tassiooli; 07-07-2015 às 15:51.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Se pretende começar, uma sugestão que dou, mesmo começando sem SCM, use apenas equipamentos homologados e com Nota Fiscal, para quando se legalizar não ter de trocar tudo ou ficar preocupado com fiscalização.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    bom dia segue meus emails e fone abaixo ,
    [email protected]
    43 8804 4815 vivo
    43 9635 9690 tim
    a disposição em ajudar o email e skype vlw

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    pegar a net de uma omni a 5 km, nem pensar, colocar um ptp e não usa o M2 coloca já um par de M5, e lembrando que ja que vai colocar uma torre pra passar os eucalipto lembra que eles vai crescer mais ainda, e pode fechar o seu sinal, então não economiza em equipamento muito simples, tenta colocar antenas dual com rocket.

    e seja feliz.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Pegar sinal de 5.8 com Omni, a qualidade vai ser uma beleza^^. Se fosse para melhor custo benefício iria de Algcom 22 dBi com radome e rb 912.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Essa distancia é pequena, mas tem quer obrigatoriamente por PTP, duas Powerbeam M5 400 ou até mesmo a M5 300 fecharia sem problema, claro, com visada limpa e zona de fresnel desobstruída.
    Esse kit provedor de 1000mw seria o que? Quais equipamentos?

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Não comece utilizando rádios UBNT, Mikrotik, Intelbras, Tp-Link, etc.

    Comece utilizando algo profissional e invista uma vez só na rede. Comece utilizando a linha ePMP da Cambium e durma feliz.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Quem não tem dinheiro sempre começa com o mais barato não tem jeito Zuchi Se o cara tivesse dinheiro ele começaria com o de melhor Que nem eu se tivesse dinheiro ja rasgava essa estrada com fibra e ai colocaria e fibra em tudo. ou fibra indo nos pops e o radio o que de melhor mais ai vai a pergunta esses cliente compensa esse investimentomuitas as vezes e poucos clientes onde ele atende que ate ubnt e mikrotik davam conta.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Se pretende começar um provedor, a sugestão que dou a você é tirar suas dúvidas com a Projetar, pois a pessoa que me atendeu me ajudou muito é uma empresa 100% confiável.www.outorgasprojetar.com.br

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Não comece utilizando rádios UBNT, Mikrotik, Intelbras, Tp-Link, etc.

    Comece utilizando algo profissional e invista uma vez só na rede. Comece utilizando a linha ePMP da Cambium e durma feliz.
    Mikrotik e Ubnt não presta Filiphe?

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    pegar a net de uma omni a 5 km, nem pensar, colocar um ptp e não usa o M2 coloca já um par de M5, e lembrando que ja que vai colocar uma torre pra passar os eucalipto lembra que eles vai crescer mais ainda, e pode fechar o seu sinal, então não economiza em equipamento muito simples, tenta colocar antenas dual com rocket.

    e seja feliz.
    bom genis valew ai mas inicialmente queria por essas m2 pra ver como fica depois dependendo da demanda troco alguns equipamentos e posso colocalas como cliente. Ou elas nao conseguiriam fazer esse ptp? Quanto os Eucaliptos acho que nao seria problema seu crescimento pois o corte dele se nao me engano ocorrera ainda esse ano pois eles tem 5 anos do plantio ate o corte ja se foram 4.

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Essa distancia é pequena, mas tem quer obrigatoriamente por PTP, duas Powerbeam M5 400 ou até mesmo a M5 300 fecharia sem problema, claro, com visada limpa e zona de fresnel desobstruída.
    Esse kit provedor de 1000mw seria o que? Quais equipamentos?
    Match no caso esse kit seria desses vendidos no mercado livre placa pcba+omni+caixa hermetica. Comprei e instalei em um hotel onde morava, funcionava bem mas me mudei e tive que retirar.

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Não comece utilizando rádios UBNT, Mikrotik, Intelbras, Tp-Link, etc.

    Comece utilizando algo profissional e invista uma vez só na rede. Comece utilizando a linha ePMP da Cambium e durma feliz.
    zucchi nao posso colocar nada muito caro pois os custos seria muito grande e eu nao teria retorno rapido desse dinheiro, investir alto e nao dar certo ou demorar pra tirar o investimento nao da.


    Obrigado a todos pelas resposta.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    Mikrotik e Ubnt não presta Filiphe?
    Não e sou categórico em dizer. Podemos conversar extensivamente sobre o tema mas costumo resumir: 802.11 NÃO é um protocolo de uso Outdoor. É necessário entender como o mercado - erroneamente - chegou neste ponto e por que utiliza o 802.11 para outdoor (o que começa lá atrás com o compartilhamento de internet via Acess Point caseiro....) o qual explico e comento em 2 tópicos aqui no Under amplamente discutidos.

    O protocolo não foi feito, tão pouco desenhado para isso. É por este motivo que absolutamente 100% de quem usa tem algum tipo de problema em maior ou menor grau.

    Faço a justa divisão:

    Linha Airmax da UBNT (Rocket, Nano, AirGrid, etc) e linha equivalente Mikrotik, Intelbras, TP-Link, e simulares é BOMBA!

    Não se preocupa Kleber. Eu vendo amplamente os dois por que é o que o pessoal compra. Mas são péssimas SIM. Profissionalismo zero. É o eterno problema do brasileiro - até devido a nossa eterna má situação econômica - ser orientado a PREÇO e não a QUALIDADE.

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    @Zucchi
    amigo e qual seria a sua dica para uso profissional, qual seria o seu conselho, para um trabalho entre pop´s e clientes.

  14. #14
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão

    @Zucchi
    amigo e qual seria a sua dica para uso profissional, qual seria o seu conselho, para um trabalho entre pop´s e clientes.

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Não e sou categórico em dizer. Podemos conversar extensivamente sobre o tema mas costumo resumir: 802.11 NÃO é um protocolo de uso Outdoor. É necessário entender como o mercado - erroneamente - chegou neste ponto e por que utiliza o 802.11 para outdoor (o que começa lá atrás com o compartilhamento de internet via Acess Point caseiro....) o qual explico e comento em 2 tópicos aqui no Under amplamente discutidos.

    O protocolo não foi feito, tão pouco desenhado para isso. É por este motivo que absolutamente 100% de quem usa tem algum tipo de problema em maior ou menor grau.

    Faço a justa divisão:

    Linha Airmax da UBNT (Rocket, Nano, AirGrid, etc) e linha equivalente Mikrotik, Intelbras, TP-Link, e simulares é BOMBA!

    Não se preocupa Kleber. Eu vendo amplamente os dois por que é o que o pessoal compra. Mas são péssimas SIM. Profissionalismo zero. É o eterno problema do brasileiro - até devido a nossa eterna má situação econômica - ser orientado a PREÇO e não a QUALIDADE.
    Então no caso não é marca que seja ruim,e sim o protocolo?
    Se Cambium por exemplo utilizasse 802.11 também não prestaria,correto?
    Não quero defender marca nenhuma até porque não ganho um centavo pra isso.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    Então no caso não é marca que seja ruim,e sim o protocolo?
    Se Cambium por exemplo utilizasse 802.11 também não prestaria,correto?
    Não quero defender marca nenhuma até porque não ganho um centavo pra isso.
    Sim, exatamente. Se a Cambium usasse 802.11 eu diria a mesma coisa: Não presta e não foi desenhado para uso outdoor.

    Eu sou meio radical quando se fala de Mikrotik por exemplo. Na minha opinião, nada do que a Mikrotik fabrica de fato presta REALMENTE. Ok, a 912 funciona bem e as RB450, 750 também. Mas as CCR são uma vergonha. É bug atrás de bug atrás de bug. As SXT AC e a linha AC, outra propaganda enganosa absurda. Juro que se tivesse dinheiro entraria com um processo judicial internacional contra eles pois não cumpre nem 40% do que promete.

    O RouterOS eles resolvem 10 problemas e aparecem 50. No mundo de operadoras isso não é homologado nunca e torna-se impossível lidar com tantas particularidades, downtime e bugs. Tem erro relatado desde 2009 que não resolveram até agora!

    Já a UBNT considero que eles acertaram a mão na linha de câmeras, Switchs, AirFiber, Base Station e Router. Mas a linha Airmax é deprimente. Um hardware porco, simples e que não aguenta nada. A linha AC então todo mundo que comprou virou rato de laboratório. Um produto extremamente CRU. Testei absolutamente toda a linha de produtos em 2010/2011 e 2012.

    Ano passado comprei TODA a linha de novo, inclusive os lançamentos e foi só decepção.

    Já a Intelbras eu uso amplamente as centrais de alarme, cerca e câmeras. A linha de cameras deles - principalmente a IP - é sensacional. Agora... a parceria com a Ligo... um tiro no pé, uma bomba.

    A melhor relação custo vs beneficio HOJE, escalável, confiável (e comprável) é a linha da Cambium SEM DUVIDA. (Acima tem Radwin, RedLine, AirSpan, Infinet, Alvarion... mas o preço...).

    Eu evito responder alguns tipos de tópicos pois fico revoltado. O pessoal quer preço. Quer o CPE mais barato, quer sofrer. Ninguém pensa na durabilidade, no baixo ou nenhum custo de manutenção, no cliente feliz e no telefone que não toca.

    Ai alguns falam:

    "Ahhh mas você tem dinheiro".

    Não, eu não tenho. Eu fechei 2 pop's, vendi TODOS OS EQUIPAMENTOS e mergulhei de cabeça na linha da Cambium. A minha conta de telefone simplesmente ZEROU.

    Ai tem o cidadão que mistura: UBNT + MK + Intelbras + TP LINK... deixa de usar os protocolos proprietários de cada um que melhoram SIM o equipamento e ai... pai amado... é o apocalipse hahaha.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Não comece utilizando rádios UBNT, Mikrotik, Intelbras, Tp-Link, etc.

    Comece utilizando algo profissional e invista uma vez só na rede. Comece utilizando a linha ePMP da Cambium e durma feliz.

    UBNT, MK, não é proficional?, kkkkkkk, melhore seus conceitos, gostar de um produto, não é que os outros sejem inferior, quais os equipamentos mais utilizados nos provedores?, Resp: UBNT, MK, intão incentivar uma pessoa a começar com um produto que dificilmente vemos em post aqui seria de má fé, hj tem devastas opções de UBNT, e MK, e sim esses equipamentos estão nos topos dos equipamentos proficionais.

    Tassiooli , vou ser franco com vc, compre 2 antenas 5.8 mhz, que seje nanobem, ou sxtG para o ptp, e pode ser uma omnitik 5.8, vai ai aguentar uns 60 cleintes, falo porque ja usei , agora nos clintes, pode ser nano loco m5, ou sxt lite 5, ai vc pode dormir tranquilo.

    Abraços a todos

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    @Zucchi
    amigo e qual seria a sua dica para uso profissional, qual seria o seu conselho, para um trabalho entre pop´s e clientes.
    Você vai fazer o multiponto certo?

    Aconselho de olhos fechados:

    ePMP com GPS como AP (no lugar do Rocket por exemplo)
    BaseStation de 90º (pode ser a da Ubiquiti que tem o melhor VSWR)

    ePMP 1000 nos clientes.

    Dá uma lida para te ajudar e me informa as duvidas:

    https://under-linux.org/showthread.p...696#post748696

    https://under-linux.org/showthread.p...369#post757369

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Citação Postado originalmente por Max Networks Ver Post
    UBNT, MK, não é proficional?, kkkkkkk, melhore seus conceitos, gostar de um produto, não é que os outros sejem inferior, quais os equipamentos mais utilizados nos provedores?, Resp: UBNT, MK, intão incentivar uma pessoa a começar com um produto que dificilmente vemos em post aqui seria de má fé, hj tem devastas opções de UBNT, e MK, e sim esses equipamentos estão nos topos dos equipamentos proficionais.
    Max, não, não é.

    Entenda a tecnologia, leia sobre o protocolo e você vai me dar razão. Protocolo 802.11 é de uso INDOOR para WIFI. Não para uso OUTDOOR.

    Não é uma questão de conceito PESSOAL amigo, é um FATO e quem diz isso não sou eu. É o IEEE, o FCC, etc...

    802.11 para uso OUTDOOR só no mercado low cost. Você sabe como é que começou essa febre inclusive?

    Me diga UMA operadora que usa Ubiquiti ou Mikrotik. Pega por exemplo o caso da Sling de Miami - o qual a UBNT fez um case em cima. Ela já retirou quase todos os equipamentos Ubiquiti devido a problemas. Absolutamente TODOS os clientes reclamavam. Olha o site da Sling e veja a quantidade de reclamações que eles tem.

    O seu "topo" de equipamentos profissionais está errado. Primeiramente temos que entender o que você considera equipamento profissional.

    Um AP que não aguenta 60 clientes?
    Uma CPE que não aguenta eletroestatica ?
    400 versões de firmware em 1 ano?
    Um datasheet que não chega nem proximo da realidade?

    Onde ficou o profissional disso?
    Na minha visão amadorismo puro.

    OBS: Eu não ganho absolutamente nenhum real por falar bem ou mal de A, B, ou C. Pelo contrário, trabalho com todas as marcas citadas, vendo todas as marcas citadas mas eu não gosto. A quantidade de SUPORTE que me dá UBNT e MK é absurdo. É só você fazer uma pesquisa ao longo dos anos aqui no Under Linux a quantidade de problemas repetidos e sem solução.

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda Projeto. Inicio Provedor.

    Zucchi, parece que vc nao entendeu ainda, qual o valor destes equipamento s que vc ta passando pro amigo, por favor, poste ai os valores finais e pergunte se ele quer ou pode se aventurar nestes equipamentos, lembrando que ele vai ver se o (NEGÓCIO) vai prosperar ,então pra quem nao tem dinheiro, seria como vc disse no post anterior um tiro no pé, se nao der certo, vamos usar o entendimento com bom senso. e tambem lembrando que colocando um equipamento inferior pro começo nao impede que se for de sucesso ele nao possa mudar no futuro, desde que nao comece com porcaria como tem uns equipamentos por ai, por isso digo que UBNT e MK, daria sim pra começar, intermediar, e seguir feliz.

    Abraços.