+ Responder ao Tópico

1. Tem gente que evitar PBE e cia justo porque se queimar tem que trocar tudo (Mas pra mim isso é preguiça de usar protetor de ethernet e de ter chipset pra troca, ou uma ponteira reserva).

Enquanto com rb + cartão + antena se queimar pela ethernet será só RB, e se queimar a parte de RF será ou a da RB ou a do cartão (E antena não queima, só se levar um raio direto). E se for queimar algo nesse caso, provavelmente seria a ethernet da RB se estiver ligado em algo. Se ela estiver ligada em NADA, com um cabo ethernet descendo mas ligado em lugar nenhum (Pra plugar notebook em baixo e fazer algo), o trafego vai do cartão pra etapa de RF da RB (E vice-versa), e a etapa de RF hoje nessas RB's e cartões é muito boa, os EMP8602 queimavam só de gritar "Olha a chuva", mas desde os XR2 e XR5 tem proteção pra altíssima tensão nisso, as chances de queima de chipset de RF andam muito baixas.

Ou não é repetição? Se for um de cada lado e é só um PTP, porque cartão? A RB912 já tem etapa de RF, tá tudo pronto, é rosquear os 2 cabos de RF, plugar o cabo ethernet com POE, e pronto (É tipo Rocket, alias, a RB912 concorre com Rocket Titanium, se tem algum amor incondicional à UBNT (Tem gente que idolatra a Apple... vai saber) é ela que você tem que comprar).

E eu uso datarates baixos e "conto" só com pouco tráfego justo porque não me interessa o desempenho em dia de sol, digamos um domingo a tarde onde quase não tem ninguém usando nada, nesse ambiente irreal é fácil ter 150Mbps full-duplex (150M de TX e 150M de RX) num PBE AC, mas hora que chove e o sinal cai 4 a 8dBm, hora que alguma fazenda ou morador da área rural liga seu Airgrid configurado em 27dBm num canal de 40MHz (Só assim pra essa velharia passar digamos 40Mbps) a poucos Km mas apontado pra você (Porque o provedor dele fica do outro lado, ele tem que passar por você, e antena de 6° de abertura acerta muita gente depois de uns Km, uma fatia de pizza de 6° tem 200m de largura depois de 2Km, e o sinal depois de 2Km é apenas 10dBm menor que a 10Km, ou seja, pro provedor dele receber -60dBm você precisa receber (Conta a vontade) uns -50dBm), enfim, hora que esse incomodos surgem esses radios caem o throughput pela metade.

Um PBE 5ac 620 em 10Km em dia de sol, com vizinhança limpa, terá sinal -50dBm, perfeito até pra MCS9 em AC, com canal de 30MHz deve passar uns 150-160Mbps half, ou talvez 40M/120M RX/TX, só que isso vai cair pra -55 a -58dbm com chuva, aí não tem condições de usar MCS9 (Ia ter muita perda de pacote), talvez nem MCS8, e teria que usar nessa hora apenas MCS7 em AC, que trafegará pouco mais de 100Mbps com ou sem chuva (-50 ou -58dBm pra ele muda pouco o throughput), mas falo de algo tipo 30M de RX e 100M de TX (Ou 100/30M RX/TX, afinal internet não é síncrona, o upload é muito pequeno).

Eu vejo muito radio fazendo asneira com datarate auto, chove e o sinal cai (Ou um passaro pousa na ponteira), e ao invés do bicho burro diminuir o datarate, a porcaria fica com sinal -60dBm e insistindo em datarate alto, aí o CCQ cai pra 90%, o ping sobe, e todo mundo reclama. Enquanto com datarate baixo e fixo esse tipo de incomodo não pesa porque já está contando com isso, ter sinal -50dbm pra um MCS7 em AC é desnecessário, mas... não tem como ficar aumentando e reduzindo isso conforme chuva e neblina, o jeito é deixar fixo, de modo que quando chover ou ter neblina ele cair até um nível em que ele ainda consegue trabalhar bem. E esse nível a meu ver seria MCS7 em AC a 30MHz em 10Km. Pra passar mais banda eu evitaria usar MCS8 mas sim passaria pra 40MHz, e o motivo também é a queda de sinal em chuva, MCS8 a 30MHz exige mais sinal que MCS7 a 40MHz, mas... é bom testar todas as opções, MCS9 a 20MHz não vale o teste porque em dia de chuva certamente vai faltar sinal.

Alias, atendo mais fazendas, e acontece muito isso de num local estar seco mas a 20Km chover tanto que até cai caminhão-pipa, pra não ter esse problema eu uso datarates baixos, aumento ack-timeout, dou uma limitada de modo que em dias bons não terá mais banda que em dias ruins, mas é o modo de não ter reclamação, se cair nessa de "Mas quando chover eu desligo tudo e nem uso" só vai ouvir reclamação, cliente leigo não entende que o problema é a chuva no trajeto e não a água molhando a antena (Que em sí derruba mal e mal 1dBm no sinal), nessa época do ano num trajeto de 30Km tem uma chuvinhas várias vezes ao dia, e é capaz de a antena num lado nem molhar, quem configura tudo pra dias lindos tem throughput variável demais.
    (E o cliente não entende que o problema é a chuva a 20Km daqui, na cabeça dele se não está pingando no telhado dele então a internet precisar estar rápida)

E tô levando em conta chuva pesada que atenua 0,5 a 0,8dBm por Km, ela não é tão comum ou não é tão comum ter 10Km de chuva, mas... eu que tô numa região seca vejo isso uma duzia de vezes no ano, imagina onde chove mais. Eu ví uns 10dbm de queda de sinal só em PTP longo tipo 35Km, mas na casa dos 10Km acho que não lembro de mais de 5dBm de queda, falo 8dBm por precaução, mas pelo tipo de chuva do local talvez fique em 3 ou 4dBm.

(E sobre o chacoalhar da antena com vento (Chuva e vento andam juntos), os 2 ou 3° dessas antenas de disco ajuda nessa hora, em 10Km cada grau chega numa abertura de 175m, 3° dá então 500m de largura, ela pode virar 1 ou 2º chacoalhando com o vento que ainda não vai ter variação no sinal, geralmente o sinal cai 2 ou 3dBm com mais 1° de inclinação, então na pior das hipóteses numa chuva forte com muito vento inconstante (Rajadas, e não um vento contínuo) pode perder uns 20% da capacidade do PTP e cair pra uns 80Mbps, mas aí seria caso de chuva violenta em todo lado, nessas horas a maioria dos usuário desliga equipto pra evitar queima, não tem alto tráfego mesmo, fora que essas rajadas fortes deixam muito bairro sem eletricidade ("Arvores não tem 4 rodas, são feitas pra cair"), nesse tipo de situação não tem como não perder throughput mas quando a coisa é tão grave não tem alto tráfego de jeito nenhum, o comum que é chuva forte não cuasa nada além de queda no sinal, 0,3 a 0,5dBm por Km de chuva (Não de PTP) fraca ou media, até 0,8dBm por Km de chuva forte)

2. Rubens tem como passar os modelos de protetor Ethernet que você usa?

3. Eu faço os meus. Tem vários posts com uma duzia de ideias:
    https://www.google.com.br/search?q=p...nder-linux.org

Mas já comprei uns baratos no Ebay (Que são só diodos), uns caaaaros da Clamper (São caros a toa, não tem componente caro lá dentro), tá espalhado pelos clientes, e quando algum queima é fazenda onde queimou/explodiu duzias de equiptos (Raio direto nada protege).

Qualquer protetor aterrado (Sem aterramento a utilidade é mínima. Mas o aterramento pode ser mínimo que já faz muito efeito) ajuda muito, tem muitas ideias porque qualquer coisa que leve os excessos pro terra resolve.

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    só que isso vai cair pra -55 a -58dbm com chuva, aí não tem condições de usar MCS9 (Ia ter muita perda de pacote), talvez nem MCS8, e teria que usar nessa hora apenas MCS7 em AC
    Isso pode ser configurado? Digo, fazer essa alteração de MCS8 pra MCS9 quando o sinal cair com a chuva.

Se não puder, qual MCS melhor pra fixar?

5. Tô insistindo desde a primeira mensagem em MCS7 justo pra NÃO deixar em automatico (A maldita caixa "automatic" marcada), porque o AirOS, RouterOS e qualquer software são BURROS e não baixam o datarate quando o sinal baixa, eles trabalham com margem mínima tipo 5 a 10dB, mas pra ter CCQ decente (Nada de lixos tipo 80%) em 10Km precisa margem de 20dB ou mais.

Releia os posts, onde falo MCS6 em AC, MCS7 em AC, isso tudo é datarate FIXO, eu NUNCA vou recomendar nada automático, config. fixa justa pro não variar throughput quando o sinal variar. E o MCS exato vai depender da zona de fresnel que tiver, se vai ter 10Km na mosca, dependendo do canal usado (5,4 a 5,7GHz) o FSL muda 1dBm ou mais, enfim, terá que colocar no lugar e ver o sinal, adequar o datarate ao sinal existente (Uma zona de fresnel só 90% limpa derruba o sinal em mais 2dBm, faz diferença).

Tópicos Similares

1. Antena para ptp de 27km
    Por VNInfo no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 22-06-2016, 14:28
  2. Ajuda com PTP 27KM 5.8
    Por linknet no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 11-05-2014, 11:48
  3. Link PTP 18 Km
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 12