+ Responder ao Tópico

  1. Olá amigos tudo bem, pesquisei no google pelo o que eu pesquisei dizem que o pcq divide a banda larga entre os cliente nesse pcq, porém queria saber se a minha configuração está correta para aconteçer essa divisão grato, caso teja errado, qual a configuração correta para eu dividir esses 10 megas em igual para 10 clientes grato pela ajuda.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	52
Tamanho: 	44,4 KB
ID:      	64781

  2. dar uma olhada... com mais calma ja tem um post bem antigo sobre o assunto, ver se te ajuda:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=127558

  3. ainda tem esse aqui q encontrei do nosso amigo andrio

    https://under-linux.org/showthread.php?t=184070&page=3



  4. Mas se você quer equalizar os streams do PCQ baseando-se nos clientes, você precisa usar Src. Address como classificador. Assim, os streams vão ser classificados baseando-se no endereço de origem (ou seja, dos clientes).

    No PCQ todas as conexões são classificadas baseando-se na sua seleção ali no "Classifier", e então o queue cria um stream para cada item separado, e CADA stream desses vai ter no maximo a banda indicada em Rate, porém, se Rate não for especificado, todos os streams vão ser equalisados divindindo o "Max Limit" da regra de Queue que usa esse tipo de Queue PCQ criado.

    Por exemplo, se você cria um Queue Type, do tipo PCQ com Src Adress no classificador e deixa o Rate em branco, dai você vai lá e cria uma regra no Queue Simple com 10Mb de Download, e utiliza nessa regra de Queue Simple o Queue Type que você criou (na aba Advanced), então se 5 clientes fizerem um download, eles vão passar pelo Queue e ser classificados por seus IPs. Sendo 5 IPs diferentes, ele vai pegar a banda total da regra Queue Simple (que é 10Mb) e vai dividir entre esses 5 streams, ou seja, 2Mbps para cada um.

  5. hum.. no meu caso eu tenho 20 clientes, queria disponibilizar 10 megas para 15 pessoas dividir entre si e 5 megas para o restante, como eu faço isso

  6. Poderia so postar um exemplo, pos já tentei usar em parent, so que não funciona



  7. Se você puder criar 2 redes separadas, uma para o pessoal de 15Mb e outra para o pessoal de 5Mb, tipo:

    Rede #1: 192.168.1.0/24 (rede para clientes compartilhando 15Mb)
    Rede #2: 192.168.2.0/24 (rede para clientes compartilhando 5Mb)

    Testa assim, primeiro faz a regra de PCQ:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	44
Tamanho: 	34,0 KB
ID:      	64786

    Depois faz a regra de Queue Simple para a rede 192.168.1.0/24:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2-1.png
Visualizações:	42
Tamanho: 	23,7 KB
ID:      	64787Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2-2.png
Visualizações:	44
Tamanho: 	96,8 KB
ID:      	64788

    Depois só repete criando outra regra de Queue Simple para a rede 192.168.2.0/24 com 5Mb no Max Limit.

    Acho que é a forma mais facil de fazer isso.

  8. Opa amigão, so uma duvida, no pcq deixa Src Adress ou Dst Adress? explica melhor só essa parte para eu entender melhor

  9. Src. Address

    Você quer dividir a banda entre os clientes, ou seja, tem que classificar o trafego dividindo ele entre os clientes, e os clientes são identificados por seus endereços de origem, ou seja, Src. Address.

    O Src. Address, traduzindo é "endereço de origem", e o endereço de origem é de onde VEM o pacote (o REMETENTE). Mas se você pensar assim, vai ver que o remetente do pacote, inicialmente é o cliente, então ELE é o Src. Address daquele pacote, porém, quando o servidor que o cliente esta tentando acessar responde, o cliente neste caso é o Dst. Address daquele pacote (o DESTINATARIO), e o Src. Address neste pacote é o servidor.

    No Queue, nota que tem lá "Target" para selecionar o alvo daquela regra de queue, e não Src. Address. Se fosse só Src. Address, o pacote que vai do cliente pro servidor cairia na regra de queue, e o que vem do servidor pro cliente não pois o Src. Address desse pacote é o servidor. A regra de queue, com o Target para 10.0.0.1 vai pegar TODOS os pacotes que tem origem OU destino para esse endereço, e quando o pacote tiver DESTINO para 10.0.0.1, isso é considerado DOWNLOAD (ou seja, 10.0.0.1 é o cliente, e ele é o DESTINO do pacote, ou seja, ele esta RECEBENDO, portanto é DOWNLOAD), e quando o pacote tem ORIGEM 10.0.0.1 isso é UPLOAD, pois o pacote esta VINDO do cliente e vai para algum lugar (ele esta ENVIANDO um pacote).

    Eu não tenho certeza da política de nomenclatura do PCQ, por isso disse pra você testar.

    EU ACHO que o PCQ vai se basear na direção do trafego para definir quem é o Src. Address. Por exemplo, se o pacote está INDO PARA o Target (download), o Src. Address vai ser o DESTINO do pacote (ou seja, o Src. Address do PCQ vai ser na realidade o Dst. Address original do pacote); e se o pacote esta SAINDO do Target para a rede (upload) o Src. Address no PCQ vai ser realmente o Src. Address do pacote.

    Mas testa ai. Talvez tenha alguém aqui que ja tenha conhecimento sobre isso, no Wiki da Mikrotik não achei nada nesse sentido e também nunca testei muito o PCQ para saber qual a política que ele usa nessa decisão. Mas se for do jeito que eu disse, é facil implementar. Basta você fazer ai e testar, se funcionar direitinho, é isso ai mesmo.



  10. Obrigado






Tópicos Similares

  1. Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem
    Por WWANInternet no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 7
    Último Post: 08-09-2014, 11:13
  2. Dúvida por favor me ajudem!!
    Por netolinux no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 07-09-2007, 13:11
  3. Sou novato, me dêem uma mão...
    Por Overload no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 3
    Último Post: 02-06-2006, 12:55
  4. Me ajudem! P2p 7km sobre o mar
    Por guiga no fórum Redes
    Respostas: 16
    Último Post: 07-08-2005, 06:52
  5. Dúvidas OpenWRT !!! Por favor me ajudem .
    Por hawk23 no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 19-06-2005, 23:56

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L