+ Responder ao Tópico

1. estou querendo incluir o monowall nesta rede com a porta lan com 192.168.1.99 e a porta wan como 192.168.1.100. Desta forma todos deveriam se enxergar.
    Não coloque duas interfaces com IPs da mesma rede, pq não vai funcionar... tem q ser uma rede por cada interface, tipo WAN 192.168.1.0/24 e 192.168.2.0/24. Assim vc pode dar o IP 192.168.1.1 na WAN e 192.168.2.1 na LAN (ou o inverso) e rotear. O que o servidor faz basicamente é rotear, mas se vc está na mesma rede com as interfaces, qual seria o sentido de roteamento? Isto é conflitante.

Um abraço
    Denilson

2. Denilson

Era por isto que eu tinha colocado na wan o ip 192.168.3.100 com o gateway apotando para a rede 192.168.1.1.
    Se nao posso colocar as duas interfaces na mesma rede entao volto ao problema original, ou seja, nao estou roteando corretamente.
    Voce se importa de dar uma exemplo das rotas que possa usar no monowall considerando que o meu gateway da rede é 192.168.1.1?
    Agradeço.

Laercio

3. Laércio, pelo q entendi seu gateway está na LAN, certo? Eu tentei simular a sua situação aqui e não consegui, pq não tenho uma máquina de testes. Meu m0n0wall está na ativa, com uma placa de rede e 2 cartôes wireless, mas meu gateway está na WAN.

Não me lembro bem se isto é imutável, mas pelo menos aqui no meu, quando eu entro pra configurar a LAN, eu não tenho campo pra gateway, só tem esse campo na WAN. Se no seu estiver assim, vai complicar um pouco...

Pra eu te ajudar melhor, me responda o seguinte: o 192.168.1.1 está na rede cabeada? Porque no seu primeiro post vc tinha colocado o 192.168.1.99 na WAN... Na verdade não estou mais entendendo bem seu esquema, me explique melhor q te ajudo, mas só na segunda-feira!

Bom fim de semana!

[ ] 's
    Denilson

4. Denilson

Meu gateway esta na rede cabeada com endereco 192.168.1.1.
    Realmente como voce falou nao tem nas opcoes da LAN(monowall) opcao para dizer qual o gateaway, o qual informei nas opcoes da WAN(monowall).
    O endereco 192.168.1.99 é o endereco que coloquei na placa LAN(monowall) para que ela tenha acesso ao gateway.
    Nao sei como fazer estas configuracoes,mas me parece que o monowall nao seria melhor utilizado como cliente em uma rede wireless?
    Diferente do star-os que funcionaria como aP?
    Obrigado.

Laercio

5. Bom, então parece que vc não vai conseguir o que quer desta maneira...

Se o seu gateway é na rede cabeada, e vc não consegue direcionar a saída pra ele através do monowall, vc teria que colocar o seu gateway na rede WAN. Vc poderia fazer isso colocando um equipamento wireless cliente na sua rede cabeada. Assim este equipamento seria da rede 192.168.1.0/24 e estaria associado à interface WAN do m0n0wall. Aí vc consegue direcionar o gateway corretamente,

Mas tem que ver qual seria a aplicação que vc pretende fazer, isto talvez não seja uma idéia muito profissional...

Me explique aí, o que vc pretende fazer realmente? Vc quer uma expansão da sua rede cabeada, vc quer para provimento de acesso, qual é a sua intenção? Muitas máquinas serão associadas nesta interface wireless?

[ ] 's
    Denilson

Tópicos Similares

1. alias de placa de rede no m0n0wall
    Por itagildo no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 13-04-2006, 13:11
  2. Respostas: 0
    Último Post: 19-03-2006, 22:29
  3. m0n0wall
    Por rps67 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2