Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

diogotrc
    Pessoal,
    Antes de perguntar, gostaria de agradecer a todos que estão me ajudando a acertar as configurações do meu prov, tá dando gosto de ver o danado funcionando

Agora a perguntinha...
    Andei lendo e pesquisando muito aqui no fórum sobre um detalhe na polarização...
    Ao mudar a polarização da antena, é necessário virar a antena toda ou apenas o alimentador? Já ví as duas recomendações e não cheguei a uma definição.

2. Tem que virar a antena toda.

3. Antenas de disco, ou parábólicas com alimentador central, basta girar o alimentador sem maiores problemas.

Antenas offset (parecidas com as da Sky e Directv), também: gira-se somente o alimentador - até porquê não dá pra instalar ela "de lado"...
    -----------------------------------------------------------------
    Antenas de grade, tem que girar ela toda - não pode mudar só o alimentador!
    Isso porquê elas são retangulares, e foram projetadas para trabalharem com o alimentador apenas na posição original. Se você inverter essa posição, irá influenciar completamente no lóbulo de irradiação, com toda certeza.

Raciocine dessa forma: estando o alimentador "em pé", as bordas do refletor de grade "abraçam" horizontalmente o alimentador, ficando a parte superior e inferior com uma porção menor do refletor.

O alimentador dessas antenas , em sí (sem a parábola refletora), não são ohmini-direcionais, e sim, propagam mais em suas laterais do que para cima e para baixo - no sentido de suas extremidades.

Essas extremidades coincidem justamente com a porção de menor tamanho e reflexão da parábola retangular. Portanto, menor propagação partindo do sentido dessas extremidades do alimentador, sendo refletida pela porção menor da parábola; e vice-versa.

Espero ter ajudado a melhor entender o funcionamento dos alimentadores, mas qualquer dúvida, estamos por aquí...

4. Polarização

--------------------------------------------------------------------------------

Olá pessoal. Sou novo no fórum e o mesmo já me esclareceu muitas dúvidas a respeito de wireless... mas tenho uma que ainda me atormenta, e pelo assunto que vocês estão falando de repente podem me ajudar... o problema em si é polarização... creio que pelos meus estudos já entendi a diferença entre as duas... o que gostaria de saber é o seguinte...

Qual o beneficio em usar polarização horizontal ao inves de vertical???

Qual o beneficio em usar antenas setoriais ao inves de omnis???

Faço essas duas perguntas pelo fato de que vejo muitas pessoas usando várias antenas setorias ao inves da omni, e a maior parte dessas setorias são horizontais...

Desde já agradeço

5. Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    Polarização

--------------------------------------------------------------------------------

Olá pessoal. Sou novo no fórum e o mesmo já me esclareceu muitas dúvidas a respeito de wireless... mas tenho uma que ainda me atormenta, e pelo assunto que vocês estão falando de repente podem me ajudar... o problema em si é polarização... creio que pelos meus estudos já entendi a diferença entre as duas... o que gostaria de saber é o seguinte...

Qual o beneficio em usar polarização horizontal ao inves de vertical???

Qual o beneficio em usar antenas setoriais ao inves de omnis???

Faço essas duas perguntas pelo fato de que vejo muitas pessoas usando várias antenas setorias ao inves da omni, e a maior parte dessas setorias são horizontais...

Desde já agradeço
    A questão da omni e das setoriais, é que um bom cartao vai receber conexao de uns 70 clientes, em média (depende de diversos fatores, como velocidades e etc, mas usamos 70 como parametro). Se você tiver apenas uma omni, terá um cartao (ou placa). Consequentemente, conseguirá atender apenas 70 clientes naquele pop. Se instalar quatro setoriais de 90, conseguirá colocar 70 em cada antena (placa). Logo, conseguirá atender 240 clientes no mesmo pop, que teria capacidade de apenas 70 usando omni.
    Oura desvantagem da omni, é que ele joga sinal para todos os lados, sendo necessário maior potência para obter o mesmo resultado que a setorial (que canaliza todo o sinal para apenas determinada direção).

Com relação à polarização, é indiferente usar vertical ou horizontal em termos de performance, mas isso vai mudar a maneira como você instala a antena do cliente. A diferença entre horizontal e vertical é que a horizontal gralmente tem menos interferência (por ter menos gente usando e não por ser melhor).

Tópicos Similares

1. Respostas: 26
    Último Post: 26-12-2011, 08:42
  2. Duvidas sobre Polarização H e V?
    Por angelangra no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 19-10-2009, 10:03
  3. Dúvida sobre polarização
    Por heronss no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 19-12-2008, 10:58
  4. duvida sobre polarização..