+ Responder ao Tópico

1. Concordo com o que foi dito sobre os cartões de chipset atheros não reagirem bem em espectro poluído.

Se usa placa G520 tente aumentar a potencia delas, pois já li comentários aqui que trabalha até com 23 dbm (nunca usei, mas comentários do marcelomg e de outros indicam que mudaram a potencia, colocaram mais ventilação em cima das mesmas e ficou bom).

No mais, realmente é preciso analisar os pontos criticos e arrumar um a um até conseguir o resultado esperado.

Outro detalhe, não mude de cartões apenas pq funciona bem para outros não quer dizer que vai funcionar para vc. Vejo o pessoal mencionando sobre os SENAO ext2511 como uma maravilha... sempre que usei aqui só lamentei (espectro muito poluido), pois o porcaria "grita muito e ouve pouco".

2. concordo com o Sergio... Aqui uso ambos, como cartoes e as G520. nao tenho problemas com nenhum e aqui tb e bastante poluido... seque um anexo com o tanto de poluiçao... como vcs podem ver deu ate barra de rolagem rs....
    Aqui trabalho com ambas e nem tenho dor d cabeça. pings consideraveis normais em ambos os cartoes. aprendi q qd tem outra estaçao comunicaçao perto, tipo radio, ou tel celulares, o cartao senao nenm funciona legal, fica travando. ja o atheros ja funciona tranquilamente bem,(digo isso pois sofri em uma torre q tem radio FM junto, senao pau direto, e tb por causa de um predio q montei sinal, tem a TIM la em cima, mesma coisa, pau tb nos senao) mais os atheros resolveram meus problemas, e qt a setar a potencia, funciona sim, mais nunk ultrapassei os 23 DBm. qualquer duvida poste ae amigo tentaremos ajudar...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         poluiçao.JPG
Visualizações:	138
Tamanho: 	205,6 KB
ID:      	662  

3. ah e vc diz ainda que usa direcionais certo...
    esqueci de mencionar,... se for direcionas de grade, tb tem um problema, pois ela tb faz com que o sinal se irradie para tras ou seja, joga sinal de "costas" isso tb gera um grande problema viu... uma interfere na outra, agora se nem for desconcidere ok

4. Citação Postado originalmente por jjoyce Ver Post
    Olá senhores, e eventuais senhoras,

Há mais ou menos 2 meses postei um tópico com dúvidas sobre mikrotik e viabilidade para implementar uma solução. Pois bem, a solução foi posta em prática e gostaria de dividir algumas impressões, já agradecendo a ajuda dada pelos colegas Sergio, catvbrasil, xandemartini e w4rh4ck3r.

Substituí um AP-1000 que estava ligado em um aplificador e em um dos cartões possuia um divisor para duas antenas. Substitui toda parafernalha por um box com MK ( PIV 3Ghz, 512Mb de ram e um cartao CF de 1 Gb) e 4 placas dwl-g520. Sem amplificadores, usamos 4 antenas direcionais hyperlink de 24 dbi.

Como substituimos a torre que operava em pleno funcionamento e aumentamos o numero de ssids em 2, demorou um tempo ate reconectar todo mundo, balancear a carga entre as placas, etc.... Foi um pequeno pesadelo, que durou 3 dias.

Hoje, depois de 1 mes de operação, posso relatar o seguinte:

A qualidade do sinal melhorou bastante, mas não chega mais em pontos distantes da torre (pontos que eram atendidos de forma sofrível com a solução com amplificadores, mas eram atendidos). Como antes possuíamos apenas 2 cartões, e pulamos para 4, a interferência foi um problema... A primeira antena está bem distante do espectro de ação das outras 3, ficou com o canal 1. Na sequência, as outras antenas, ficaram com os canais 11,6,1... As três últimas antenas estão se complementando no ângulo de cobertura, onde o espectro de uma termina, começa a da outra.

Na primeira placa, a situação está estável e com uma saída de dados constante, chegando até 1 Mbps nos horários de pico. A segunda placa possui o maior número de clientes conectados (50 no total) e é a que apresenta maior instabilidade. Os valores de timeout de pacotes ACK em alguns clientes chega a 408, as trocas de valores dos rates é constante e diversos clientes (apesar do nível de sinal, ex: -55 Dbm) não passam de 2Mbps.

Em alguns casos, a latência caiu de 50 ms com pacotes de 1024 (solução antiga - AP1000) para 2 ms (Mikrotik). Mas no geral, as conexões da grande maioria pioraram. Existem momentos de latências baixas e saída de dados excelentes, mas na grande maioria das vezes a latência oscila muito, saindo de 2 ms para 300ms na sequência de icmp.

Já tentei reconectar os clientes com ACK altos, e mesmo nas outras antenas o ACK permanece alto.

O único porém que encontrei foi esse, instabilidade nos clientes. Minha intenção era utilizar um equipamento para grande número de conexões, em cenários diversos. Acredito, piamente, que a solução que apresentei para minha empresa não foi a melhor, pois aparelhos da proxim, ou cisco, mostram-se mais estáveis nesses ambientes heterogêneos. Os cartões atheros mostram-se com uma sensibilidade imensa, com sinal claro e níveis de SNR excelentes, mas infelizmente nos casos com muito poluição ele não se comporta legal.

Claro, essas são MINHAS impressões. Nada garante que tenha feito um mal planejamento e por isso tenho notado tais problemas.

Alguém já passou por situação semelhante??? Alguma dica, macete para tentar amenizar a situação???
    Opa!!!

Assim como "jack - o estripador", vamos por partes!!!! rsssssss

1 - Amplificador como sabemos gera mais problemas q soluções!!! Muito bom ter se livrado, só que, como vc disse mais abaixo, o aspectro poluído pedia no mínimo umas senao 2511 ext2 (200mw) ou as SR2 (400mw) que também são ótimas, as AG520 tem apneas 100mw (se não me engano), e não aguentam bem o tranco onde tem muita interferência...

2 - O problema das perdas de pacote podem ser basicamente 2 coisas: Configuração faltante, errada ou demais ou então problema de excesso de tráfego nso cartões... Bem configurados estas AGs seguram de 50 a uns 70 (+-), clientes direto...

3 - O primeiro passo na minha opinião seriamos olharmos isso de ponta a ponta, para verificarmos e resolvermos, possíveis erros nas configurações... Infelismente, acho que este senário exige uma avaliação técnica a qual incluirá dezenas de parâmetros, monitoramento dos problemas e solução dos mesmos... As dicas de todos são válidas, mas vae ae minha opinião....

5. nãaaoo,

o erro do amigo não foi nos cartões, porque os mesmos seguram um throug elevado, ou seja não sei quanto ele vende para os clientes dele, e outra coisa,

quanto a latencia , você deve medir sem estar utilizando banda, porque pelo menos aqui se usar a banda o icmp vai as alturas.

amigo,
    4 direcioanis hyperlink ....
    você erro ai.

tem que ser
    4 SETORIAIS Hyperlink!

ou entao pode ser 2 setoriais de 180 graus, sao boas e sao bem mais faceis de se alinhar encima de uma torre

e olha pelo que vejo na sua estrutura você quer guentar tranco com 300 clientes,
    o IDEAL serial 4 setoriais hyperlink mesmo, com o SUPORTE desenvolvido pela hyperlink te digo cara, alinhar 4 painel pra um nao entrar no outro é dificil viu.

quanto ao cartao G520, você deve seta-lo a 11mbps *me ensinaram isso a 2 dias,
    deixar ele a 20dbm ou 23dbm, não há uma diferença tão gritante pelo menos comigo aqui!

a sua infra é boa, só o elemento de irradiação que fico fora de mão =D

faz esse teste ai com carinho pra você ver, se der certo e rolar de sair a grana dos paineis otimo! caso contrario teste colocando uma OMNI Hyperlink 15dbi, so pra ver os resultados.

Tópicos Similares

1. Respostas: 31
    Último Post: 10-09-2014, 20:57
  2. Respostas: 38
    Último Post: 05-12-2011, 12:37
  3. Solução BKP em Servidor XDM ?
    Por spyderlinux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 06-06-2006, 11:19
  4. Quero adquirir uma solução baseada em linux!!
    Por helio_traxx no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 9
    Último Post: 09-01-2006, 23:25
  5. solução em e-mails
    Por beastie no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 03-03-2004, 12:52

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L