Postado originalmente por
Roberto21
Seguinte:
Quando o CATV postou as regras de cache full querendo ou não ele fez a coisa certa, nos colocou para estudar, pensar,queimar os miolos, e isso foi válido, eu por exemplo passei duas semanas todos os dias ficando até de madrugada para achar a solução, quando achei(acreditem) foi na hora que menos esperava achar, cheio de coisas pra fazer ai fui dar só uma olhada no MK e putzzzz, descobri o detalhe.
Não sei se o CATV faz as regras funcionarem como eu fiz, mas vocês verão na prática que funciona e funciona muito bem...Quanto as regras de firewall que ele insiste em dizer que se tem que ter um firewall decente, ele está certo, mas, para que a regra funcione da forma que fiz funcionar não precisa de nenhuma regra de firewall (adicional)
Sei que muitos vão criticar e talvez achem logo falhas para a regra, e talvez venham aqui se desfazer, mas, a tentativa para mim foi válida, por que pela primeira vez entrei no msn da rede e os clientes começaram a perguntar...mudaram alguma coisa? A rede está ótima! Parabéns, a conexão de vocês está excelente... e nesse ramo sabemos que se 99 vezes for certo e uma vez não for, o cliente quando vem falar conosco só se refere aquela unica vez que não deu certo.
Então o que consegui foi o seguinte:
Sabemos que existe um bug no MK na versão 2.9.xxx que ao conseguirmos o cache full COM A GRANDE AJUDA DO David (CATV) nosso link também fica livre, então o que teriámos que fazer...Encontrar uma forma de contornar esse bug, nem que para isso devessemos criar regras que estão completamente fora dos padrões do MK, mas, ao fazer o cache full o link realmente fica sem limite.
Então fiz dessa forma:
Na regra do mangle do CATV o return envia os protocolos de volta a sua origem ,correto, mas ele não precisa devolver os protocolos do próprio cache, por que,os paquetes que marcamos do cache são eles que precisamos, então na terceira regra ( a de return) coloque uma exclusão em (mark conection) ou seja uma exclamação (((((((( ! ))))))))))).
Depois disso observem que a regra de return passará a marcar em valores diferentes das duas primeira regras, pronto feito essa parte.
Depois faça a regra da queue simple do cache full como o CATV postou para todos, e ai que vem o segredo...lembram do bug que falei acima...quando aplicamos essa regra o
queue passsa a não funcionar corretamente e para que os clientes façam download sem limite (
do cache)
e download dentro do que você determinar na queue, apenas coloque na queue não a velocidade de conexão do seu cliente, e sim a velocidade de download que você quer fornecer a seu cliente.Tipo, forneço 200K de velocidade aos meus clientes, então setei todas as queues para 20K, eles continuam navegando com uma qualidade incrível mas os downloads que não estão em cache são feitos na velocidade que você determinou na queue simple.
Facam o teste, e ai verão as regras funcionarem de acordo com as imagens do CATV, o que está no cache vai sair full mas o que não está sai na velocidade que você determinar na queue.
Usei para teste fora de cache o download do NERO no baixaqui que tem 180 megas e com certeza ninguém terá isso em cache, aqui está o link para o download do NERO:
Nero Download
O que fiz foi driblar a falha do queue do MK, sei que não é a forma de se configurar a queue mas se você faz o cache full a queue não funciona como teria que funcionar.
Talvez apareça a questão, mas os clientes estão navegando full, sim, em alguns casos, ai depende de suas regras de firewall, eles navegam, mas, não fazem download full, e é isso que interessa, a navegação em sí, não nos consome banda, e sim os downloads, as queues tree continuarão funcionando, elas são executadas pelo MK antes da queue simple, então é isso ai, mãos a obra...
Desculpem pelo suspense, foi só uma brincadeira...
Abração a todos...