Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa tarde colegas do Under.
    Pesquisei o que pude antes de criar um tópico, fiz algumas correçoes que li, como criar uma interface loopback e declarar no networks, declarar manualmente as interfaces e nada. Até coloquei uma nova RB na parte da rede que nao tinha internet, e a RB tem internet, e os demais hosts (computadores e rádios), nao.

Minha topologia é a seguinte:
    Uma RB800 na torre da operadora, onde sai um cabo de rede direto do router deles (nao tenho acesso a esse router), e manda a internet via Wireless para a minha central.
    Na Central tenho uma RB912UAG-5HPnD recebendo. Dai desce por cabo de rede até um switch na torre, e desse, vai ligado os outros rádios (4 Rockets M2 e 2 Nanobridges M5), e desse switch desse para outro switch já dentro do escritório e dai vai para uma RB450G.

Até as 4 da manha de hoje tudo funcionava bem, sei porque levantei as 3:15 (horario peruano) para jogar e fui dormir as 4.
    O OSPF tá ativado na configuraçao básica que descreve a wiki da Mikrotik.

Na Central tem internet nos computadores e nos rádios, e como o concentrador pppoe tá na RB450G (e o dhcp server também), suspeito que o que está conectando/conectado por lá, vai continuar funcionando.

O problema mora no outro nodo que eu tenho, que é onde moro, aqui simplesmente pegamos o ip via dhcp, mas nao navega, e tampouco tenho acesso a outras rbs (que estao em outro segmento de rede), e obviamente, nem posso entrar nos radios dos clientes (antes era possìvel).
    O enlace entre o escritório e a minha casa é feito com duas Nanobridge M5-25 e o enlace está perfeito, nao houve queda no enlace. No log da RB450G acusa um Link down no status do ospf por volta das 7:18 e desde ai estou sem internet em casa.

A quarta RB que coloquei foi uma RB750, e ela tem internet.

As configuracoes de ip:
    RB800 (LaMilla)
    Interface Bridge: 10.10.10.1/28

RB912 (Bambas)
    Interface Bridge: 10.10.10.2/28

RB450G (Central)
    Interface Bridge: 10.10.10.4/28
    192.168.1.3/24 (rede local com dhcp server)
    192.168.2.1/24 (concentrador pppoe)

RB750 (Mikrotik)
    Interface Bridge: 10.10.10.5/28

Se faltou configuraçao, me avisem (e me orientem o que postar e como tirar a configuracao) que eu posto.

Estou apelando porque já me esgotaram as ideias e já foi a manha e o dia de trabalho nisso, e nao consigo achar erro, pois todos os Neighbor acusam State Full, mas nao roteia nessa parte da rede, que està no mesmo segmento 192.168.1.0/24 da rede do escritório.

Abraços e obrigado antecipado pela ajuda.

Eriberto

2. Olá, não sou muito entendedor de OSPF, mas tentarei ajudar.

- Você tem NBMA ativado nessa configuração?

Quando passa por rádios é recomendável ativar o NBMA e cadastrar todos os vizinhos.

Quando ativa o NBMA precisa ver também como está a eleição de DR e BDR...

Tudo isso está certinho?
    Abraço
    Fabricio

3. Olá Fabricio, obrigado pela ajuda.

Nao está com o NBMA, e realmente pensei em ativar ou configurar isso, pois já tinha lido sobre problemas relacionados a enlaces UBNT passando OSPF e com problemas, e que alguns tinham resolvido usando o NBMA, mas li vários tópicos do @trober falando que nao era necessário ativar, e nem mexi, tanto é que até hoje cedo estava funcionando sem isso.

O que realmente nao entendo é porque parte da rede fica sem internet, e a outra parte funciona normal, sendo que tava funcionando bem a semanas, pelo menos desde 15 de agosto tava com essa configuracao e tinha ficado abril todo operativo (entre maio e agosto eu pedi para suspenderem o link por uns meses, logo desativei a instancia do ospf).

Eu mudei o MTU das Nanobridges de 1500 para 1524, mas nao achei nada falando um valor adequado para esse MTU. O enlace entre o escritório e minha casa tá porreta, CCQ 100%, por isso nao entendo onde pode estar o problema. Em todo caso, vou ver esse lance do DR e BDR.

E um detalhe: a RB750 que eu coloquei em casa, ela tem internet, só os outros equipamentos que continuam sem :/

4. Amigo,

OSPF com Ubiquiti em PTP é chato memso, tem que usar o NBMA mesmo. Se tiver condiçõe$ e dependendo do PTP eu trocarias as UBNT pelas SXT de boa, dai tu levanta o OSPF "com um pé nas costas".

5. Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Amigo,

OSPF com Ubiquiti em PTP é chato memso, tem que usar o NBMA mesmo. Se tiver condiçõe$ e dependendo do PTP eu trocarias as UBNT pelas SXT de boa, dai tu levanta o OSPF "com um pé nas costas".
    Olá amigo, agradeco a ajuda.
    Sei que ficaria melhor com MK, e de fato pretendo substituir os enlaces, mas hoje fica impossível, porque fora o custo dos rádios e antenas, terei dificuldade em conseguir os equipamentos, fora o valor que me cobram para subir na torre e trocar os equipamentos, entao tenho que fazer voltar a funcionar.
    Eu notei que as rotas nao estao sendo distribuidas para os ativos que estao do meu lado da rede (minha casa).

Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Está com WDS ativo? O @allac postou uma vez um vídeo falando que com o WDS desativado o "multicast" é barrado, sendo necessário levantar OSPF em "unicast" (com NBMA).
    Sim, o WDS tá ativo, e inclusive a preocupacao que eu tive a preocupacao de seguir o que o @allac disse, e li muito nesse tópico:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=159445

Ai pelo que o @trober falou o lance do NBMA nao deveria ser ativado, mas... vou tentar, pelo menos terei mais subsidios para procurar o problema (ou nao rss).

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 30-03-2012, 23:32
  2. Respostas: 12
    Último Post: 07-01-2011, 09:51
  3. ~VNC acessando hosts da rede interna - Parte II~
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 18-06-2005, 12:20
  4. Problemas com a placa de rede
    Por alexanderlvalle no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0